Dúvidas Frequentes

Por ser uma técnica mais simples, o processo dura entre 12 e 15 dias.

Entre o início do processo, caracterizado pela estimulação da ovulação, até a transferência dos embriões para a cavidade intrauterina da mulher, há um período de 18 a 20 dias. Após a transferência dos embriões, prolongam-se 14 dias para que seja possível verificar se houve ou não sucesso na tratamento por meio do exame de sangue.

Para um casal que possua vida sexual ativa sem nenhum tipo de preservativo, o normal é que se engravide em até 1 ano, para mulheres com menos de 35 anos. Neste caso, a probabilidade da mulher engravidar é de 85 a 90%. Caso não haja sucesso na gestação em um ano, o indicado é identificar se existe ou não infertilidade da mulher ou do homem ou do casal.

Nos casos em que a mulher possua mais de 35 anos, com vida sexual ativa e sem nenhum contraceptivo, o período avaliado é de seis meses. Caso não tenha sucesso na gestação, é indicado que o casal procure ajuda médica especializada para investigar as causas da infertilidade.

A mulher com mais de 40 anos e que deseja engravidar deve obrigatoriamente procurar ajuda médica para verificar se existe algum fator que dificulte a gestação.

A investigação da infertilidade é sobre o casal, por isso o homem também deve ser avaliado por meio do espermograma e outros exames complementares.

Siga o @drviniciusoliveira no instagram acompanhe casos reais de superação na medicina reprodutiva